Objeto está em falta por conta da pandemia do novo coronavírus.

Ministério da Saúde orientou população a confeccionar o item de prevenção.

Máscara de tecido é alternativa de renda e para evitar a transmissão da Covid-19 A procura de máscaras cirúrgicas para prevenir a transmissão do novo coronavírus fez moradores de Campinas criarem uma alternativa para garantir a proteção.

Parte da população decidiu produzir o equipamento por conta própria, já que, por conta do avanço de casos de Covid-19, o objeto está em falta em muitos lugares.

A costureira Vânia da Silva Viana precisou comprar máscaras para parentes idosos, mas viu que estava com dificuldade de encontrar.

Ele decidiu confeccionar os equipamentos na própria casa e, de quebra, ainda anunciou na internet e conseguiu gerar uma renda extra, com a venda de 150 objetos.

MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil Coronavírus: veja perguntas e respostas "Não é fácil fazer não.

É um processo longo.

Eu segui todas as recomendações do Ministério da Saúde, para fazer dentro do modelo pedido", afirmou.

A ONG Grupo Primavera também confeccionou o equipamento por conta própria, por meio de voluntárias que costuraram as máscaras de casa.

No início, serão 300 itens distribuídos para quem não tem condição de comprar.

"É uma forma da gente tentar ajudar, quem não tem condição de comprar e precisa trabalhar, precisa estar na rua", afirmou Na quarta-feira (25), o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, orientou que as pessoas façam as máscaras em casa e não esperem que o governo federal tenha condições de fornecer os equipamentos.

"Isso é uma barreira física, que vai ajudar para o caso de pessoas que estão sintomáticas.

Não recomendo isso para os serviços de saúde.

Estes vão continuar usando as máscaras oficiais", explicou.

O Ministério da Saúde ainda recomenda que só faça uso das máscaras quem estiver doente ou for profissional de saúde.

Máscaras produzidas em casa vira alternativa para prevenir contra o coronavírus Reprodução/EPTV Veja mais notícias da região no G1 Campinas